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Esta informação é importante para você.


Saiba mais sobre a Resolução 3.658, do Banco Central do Brasil.


O que é o SCR?


O Sistema de Informações de Crédito do Banco do Brasil (SCR) é um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no país.


Quem pode consultar as informações armazenadas?


O Banco Central do Brasil, as instituições financeiras que fazem parte do Sistema Financeiro Nacional, desde que tenham autorização específica dos clientes, e os próprios clientes.


Para que servem os dados?


Para que os clientes do Sistema Financeiro Nacional possam acompanhar as informações a respeito de suas operações de crédito perante as instituições financeiras. E também, para que o Banco Central tenha informações precisas e sistemáticas sobre as operações de crédito contratadas pelas instituições financeiras, subsidiando-o na tarefa de proteger os recursos depositados pelos cidadãos nas instituições financeiras. Para que as instituições financeiras tenham como avaliar a capacidade de pagamento dos clientes e, portanto, possam cobrar taxa de juros menores nas operações que ofereçam menor risco de crédito.


São informados apenas clientes inadimplentes?


Não. Todos os clientes com responsabilidade total igual ou superior a R$ 5.000,00 devem ser informados, independentemente de estarem inadimplentes ou não. Para estes clientes, são informadas todas as suas operações e títulos com características de crédito e garantias contratadas, em dia ou em atraso.


Quem pode alterar ou excluir dados do SCR?


Somente a instituição responsável pela inclusão da informação no SCR pode alterá-la ou excluí-la.


A quem um cliente deve recorrer quando verificar inexatidão de dados a seu respeito?


Em primeiro lugar, deve solicitar a retificação junto à instituição responsável pela informação, através dos canais de atendimento disponíveis. Caso não haja entendimento entre as partes, o cliente pode registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central ou questionar, na esfera judicial, a instituição financeira responsável pelo lançamento considerado inexato.


Como o cliente pode acessar seus dados?


O acesso ao SCR é realizado mediante credenciamento do cliente no Sisbacen, conforme orientação disponível no endereço www.bcb.gov.br/?SISBACENUSUESP. Maiores informações a respeito dos procedimentos necessários para se obter acesso ao SCR, bem como sua utilização, podem ser obtidas pelo telefone 0800-9792345, nos dias úteis, no horário das 9h às 16h, pelo correio eletrônico BC – Fale conosco, ou no endereço eletrônico www.bcb.gov.br/?SCR.

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